Quem somos

O RHS é um grupo de praticantes do hellenismo em Aracaju-SE.
Formado no dia 8 de março de 2014, na cidade de Aracaju, pelos integrantes Janilson, Regina, Diego e Samuel para a celebração da libação a Hefestos, no Aug. Franco, na casa de Regina e Diego que por muitas vezes permitiram as celebrações em seu lar demonstrando um dos preceitos do hellenismos, a Hospitalidade/Xênia.A partir desse dia começamos a nos reunir mensalmente para celebrarmos as libações mensais sugeridas pela Hellenion. Aos poucos fomos nos estabilizando e formamos um grupo agregando novos praticantes que sentiram afinidade com o culto aos deuses e as práticas do hellenismos.
Nossos preceitos são os mesmos ditados pelo RHB, visto que somos apenas uma remificação do grupo nacional(RHB).

O que pretendemos:1. Reverência às deidades e mistérios gregos pré-cristãos.
2. Conexão com os ancestrais, honrando Héstia como a deusa do coração, do fogo e do lar. Dentro de um contexto moderno, isso significa um interesse pela famiília, no seu mais largo senso, seja ele relacionado ao sangue, ao espírito ou a laços de afinidade.
3. Um conexão com o passado helênico. Nós nos esforçamos para ser historicamente (e mitologicamente) acurados o máximo que as evidências permitem. Quando falhas na evidência ou na realidade da vida moderna acontecerem, faz-se necessário criar algo novo, que deve ser:
3.1. Tão consistente quanto possível com o que sabemos da grécia antiga e suas colônias desde acima do Mediterrâneo até o ponto do fim do Oráculo de Delfos na história; e
3.2. Claramente apresentado como uma inovação recente. Nós franzimos a testa quando vemos uma tentativa de anunciar algo moderno e inventado como se fosse algo antigo e histórico com finalidade de dar-lhe autoridade (e negociabilidade!) que não merece.
4. Um equilibrado acesso à compreensão da religião grega que se fia tanto na erudição quanto nas inspirações poéticas sem perder-se um do outro.
5. Inclusividade. Enquanto nós reconhecemos a importância de um componente ético na tradicional religião grega, nós procuramos reconstruir a cultura religiosa dos antigos, e não a sociedade deles. Portanto, nós não nos fiamos em genealogias ou geografias para determinar QUEM é um politeísta helênico. Assim como os Mistérios Eleusianos eram abertos a quem pudesse entender a linguagem grega, nós também somos abertos a todos que cultuam a tradição grega antiga nos dias de hoje.
6. Respeito aos homens e mulheres, independente de etinicidade, cor, credo, posição social, orientação sexual, ou habilidade física.
7. Um código moral inspirado pelas máximas délficas que enfatizam o seguinte: conhecer-te a ti mesmo, nada em excesso, e o respeito por si, pelos outros e pelos deuses.
O que NÃO pretendemos:1. Como estamos interessados na precisão história, os ritos públicos dos helênicos não incluem:
Nenhuma das interpretações de filosofias herméticas e mágicas que emergiram durante a Renascença Européia (não as tradições por elas mesmas, mas suas interpretações da Renascença) e/ou seus modernos movimentos religiosos que desde então foram assim inspirados (tais como a Wicca, o neo-xamanismo etc).
2. Ecletismo (no sentido de algo oposto ao histórico sincretismo; combinando o helenismo antigo com outras tradições culturais que não foram combinadas historicamente).
Retirado do site: helenos.com.br

Recomendamos a leitura dos seguintes artigos para uma introdução ao conceito do Hellenismos, sendo esse algo mais abrangente que com o tempo, dedicação, estudo e prática vai se tornando mais claro:

TEXTOS INTRODUTÓRIOS

FONTES DE CONSULTA:

0 comentários:

Postar um comentário